segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Espirro reverso?

O seu cachorro já teve uma crise em que ele ficava "roncando", com as patas afastadas, parecendo que estava engasgado e com falta de ar? Você ficou desesperado pensando que ele ia morrer?
Não precisa se preocupar, isso é chamado de espirro reverso.



  • O que é espirro reverso e quais são suas causas?
É uma crise não prejudicial observada em cães, e, com menos frequência, gatos. Dura somente alguns segundos. Suas causas exatas são desconhecidas, mas podem estar relacionadas com uma irritação da faringe ou da garganta, causada por corpos estranhos, excesso de exercícios, alergias, vírus e etc.

  • Quais são as raças mais acometidas?
Chihuahua, Spitz Alemão, Shih Tzu, Lhasa Apso, Poodle (principalmente os toys), Whippet e Yorkshire, porém todos os cães (inclusives SRDs) estão sujeitos.

  • Quais são os sintomas de uma crise?
O animal fica parado, afasta as patas dianteiras, estica o pescoço e produz um ronco. Suas inspirações são rápidas, e geralmente seus olhos ficam esbugalhados. A impressão é de que ele está se engasgando, com falta de ar. Alguns donos ficam apavorados, pensando que o cão vai morrer.

  • O que fazer quando o animal está em uma crise?
Para parar com o espirro reverso, tape com os dedos as narinas do cão (ou gato), e, se não funcionar, massageie a garganta dele para estimulá-lo a engolir. Abrir a sua boca e puxar gentilmente sua língua para fora também funciona. 

  • Com que frequência as crises podem ocorrer?
Elas ocorrem esporadicamente, depende do animal. Ele pode ficar anos sem ter uma. Se as crises ocorrerem muito frequentemente, mais de duas vezes por dia e várias vezes por semana, é recomendável levar o bichinho ao veterinário.

Assista ao vídeo de um cão em uma crise de espirro reverso, e veja como pará-la:


* As informações desse texto foram retiradas do blog HomeopatasWikipédia e Canto dos Bichos.

15 comentários:

  1. Olá :) Prazer em conhecê-la, Isabella, obrigada por visitar o blog :)

    vc tem facebook? se tiver, me add por favor :)

    ou então me mande um email para que eu possa lhe dar mais informações sobre a castração pediatrica :)

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ooi, não tenho facebook :/
    Vou te mandar um e-mail então ;)

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta informação ! Meus cachorros e minha gata já tiveram isso e eu fiquei apavorada e sem saber o que fazer. Agora já aprendi com o vídeo, só espero que não aconteça novamente. Como os meus peludos são idosos eu pensei que fosse por causa da idade deles.
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Olá Laís :)
    Eu também ficava apavorada quando o meu cachorro tinha essas crises e eu não sabia o que era. Ainda bem que agora nós sabemos o que fazer quando isso acontece ^^
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. creduuu agora é 5 horas da manha , estou cuidando do cachorro do meu vizinho e deu no cachorro espirro reverso, agora sei que é espiro reverso mas estou tremendo até agora,achei que ele iria morrer e consegui achar este video e estas informa;oes na internet, ele ainda esta meio estranho , mas agora sei que nao vai morrer e continua massageando a garganta dele
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Nossa que bom ler sobre isso, agora estou mais aliviada... minha cachorra é shih tzu de 9 meses e ja teve varias crises dessas, e eu fiquei desesperada, pensando no pior... e sem poder fazer nada. chegaram ate me dizer que era lombriga que grudava na garganta e por isso faltava o ar.. mais pelo que li e vi no video é esse espirro reverso mesmo. mais agora jah sei como controlar... beijus

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabella
    Meu nome é Karim... tenho uma Dash com esse problema.
    queria saber mais sobre o espirro nervoso. Tem algum tratamento pra isso, cirurgia, ou vc onhece algum veterinário que já tenha curado um chachorrinho disso ?
    tenho medo que minha cachorrinha tenha uma parada cardiaca numa crise dessas.
    se puder me retornar eu vou ser eternamente grata

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Aii que bom que encontrei esse site!
    Já estava desesperada pois minha Chihuahua está tendo essas crises frequentemente! Ela sempre teve, mas agora está constante! As informações me tranquilizaram até levá-la ao veterinário! :)

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por postar o vídeo tenho um shihtzu e eu achava que ele tinha uma doença e poderia morrer, mas é bem assim que ele faz, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  10. que susto meu cachorro e shit-z0 e le acabou de ter essa crise e fiquei muito assustada obrigada por tirara essa duvida graças a DEUS mao e nda ja passou

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo post e pelo video... minha Lhasa acabou de ter um e me aliviou ler e ver o vídeo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, maravilhoso este post. Dps de ficar desesperada com varios episodios como este achei uma veterinaria que disse se tratar de espirro reverso. Mas em nenhum momento disse o que fazer. Apenas esperar q passava. Mas ng consegue ficar parado esperando passar sem fzr nada. A minha poodle acabou de ter uma crise desta e pesquisando ns net achei sus informação. Ajudou muito! Vou fzr na proxima vez. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. obrigado pelo vídeo, minha Lhasa começou a ter e fiquei louca. Agora sei como ajudar.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já aconteceu isso com o meu shitzu duas vezes essa semana e fiquei desesperada com a certeza de que ele estava engasgando e morrendo.
    Mas e se ele tiver o espirro reverso sozinho? Corre mesmo o risco de morrer engasgado ou melhora depois de uns minutos?

    ResponderExcluir
  15. Quase morro do coração quando esse negócio acontece!

    ResponderExcluir