Castração: divulgue essa ideia!


Existem proprietários que usam vários argumentos para não castrarem seus animais. "Ele vai engordar muito", "vou interferir na natureza dele", "a cirurgia é muito dolorosa", "não posso pagar", e por aí vai... Se a castração fosse algo que causasse sofrimento nos animais, veterinários se recusariam a fazê-la e defensores de animais não a recomendariam. Mas a verdade é que a castração é a melhor coisa que podemos fazer para nossos pets, e traz muitos benefícios.

Mas por que algumas pessoas insistem tanto na castração?

     - A principal causa: reprodução descontrolada

Como vocês podem ver na imagem acima, um casal de animais (cães ou gatos) pode gerar, em apenas 10 anos, uma quantia exorbitante de filhotes: oitenta milhões, trezentos e noventa e nove mil, setecentos e oitenta. Eles se reproduzem em progressão geométrica: uma cadela ou gata tem filhotes, esses filhotes vão ter outros filhotes e assim vai... Chegando a esse grande número.
O problema é que, obviamente, não existem lares suficientes para tantos animais. O que acontece com eles? Apenas uma quantia mínima encontra um lar, enquanto os outros são abandonados ou mortos cruelmente.
Enfim: controlar a população de animais acabaria com o abandono e a reprodução descontrolada desses seres nas ruas. A melhor alternativa para controlar a população é a castração.
Se a sua cadela não é castrada, pelo menos nunca deixe-a reproduzir! Uma ninhada dela pode gerar várias outras, e você não sabe onde os filhotes irão parar...

     - Prevenção de doenças do aparelho reprodutor

A castração é a única maneira de evitar doenças no aparelho reprodutor de machos e fêmeas. Elimina-se as chances de câncer nos testículos e ovários, e também a infecção do útero - mais conhecida como piometra -, já que os órgão que seriam acometidos são retirados. Diminuem-se drasticamente as chances de tumores de próstata e mama (são mínimas se a castração for feita antes da puberdade), e evita-se a gravidez psicológica nas cadelas. 

Para você saber: o tratamento de um animal com tumor é sofrido. Requer cirurgia, e em algumas vezes a quimioterapia é utilizada, mas causa efeitos colaterais indesejáveis. A radioterapia para animais não existe no Brasil. 
A piometra é uma infecção grave no útero. É bem comum em cadelas e gatas não-castradas (ainda mais nas que recebem hormônios, ou "vacinas anti-cio"), fatal em 50% dos casos.

     - Temperamento estável e sem incômodos

Quando seu cachorro ou gato não-castrado foge de casa para ir atrás de uma cadela ou gata no cio, está correndo muitos riscos, como atropelamento, envenenamento, brigas com outros cães ou gatos, espancamento por outras pessoas, etc.  E a marcação de território, não é incômoda?
A castração de um cão ou gato macho adulto parará com as fugas, mas não totalmente com a marcação de território, por isso é recomendável castrá-lo antes de antingir a idade adulta.
E quando a fêmea está no cio, não é chato ter que trancá-la dentro de casa, latindo para sair, com um monte de machos esperando-a do lado de fora? A castração terminaria com isso.

"Socorro!"

Ainda assim, algumas pessoas não se convencem a castrar seus pets, porque lhe atribuem falsos fatos. Confira alguns mitos relacionados (retirados do site Arca Brasil):

"Castração engorda?” 
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios. A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- "Eu não posso pagar!” 
O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento. Consulte os Veterinários Solidários.
- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes” 
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?
- “Ele não tomará mais conta da casa.” 
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...” 
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais. {Nota minha: o animal só fica desnorteado após a cirurgia, por causa do efeito da anestesia, mas passa em algumas horas}
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?” 
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Desvantagens da castração
A única desvantagem, ao meu ver, é o ganho de peso. Atenção: depende sempre do animal, alguns têm tendência a obesidade. Controlando a alimentação e proporcionando exercícios físicos, não haverá nenhum aumento de peso.

A castração não é uma mutilação e muito menos frustra o animal. A castração é, sim, um ato de amor e preocupação com seu bem-estar.


Quem ama, castra!