segunda-feira, 6 de junho de 2011

Leishmaniose canina: previna seu cão

Já ouviram falar da Leishmaniose Canina?

O que é?

Mais conhecida como calazar, a Leishmaniose canina é uma doença parasitária transmitida pela picada de flebótomos (mosquitos-palha) infectados. 
Não é contagiosa. É fatal, mas não tem cura; o cão infectado deve permanecer sob tratamento durante sua vida inteira. Embora o Ministério da Saúde recomende sacrificar os cães que possuam a doença, essa não é a melhor solução. A solução é prevenir-se contra os mosquitos que a transmitem e não recusar o tratamento a cães infectados (que viram um depósito de larvas dos mosquitos transmissores).

Ciclo de transmissão

Sintomas

- Ferimentos na pele e ao redor dos olhos
- Crescimento acelerado das unhas
- Anemia
- Perda de peso/apetite
- Gânglios inchados
- Perda de pelos

Situação no mundo e no Brasil


Países com registro de Leishmaniose (fonte: World Health Organization)
Número de casos no Brasil

Como vocês podem observar, a Leishmaniose está se espalhado pelo mundo. No Brasil, a região nordeste é a mais afetada, com quase 2000 casos confirmados em 2008. Esse número aumenta a cada dia...

Prevenção

Os flebótomos gostam de se reproduzir em locais úmidos, então limpe bem o seu quintal e evite o acúmulo de plantas ou lixo.

Vacine seus cães. Atualmente há duas vacinas contra Leishmaniose no Brasil (Leishmune e Leish-Tec), mas a mais recomendada (por estar mais tempo no mercado) é a Leishmune, da Fort Dodge.

Outra forma de prevenção é a coleira Scalibor. Ela contém deltametrina, uma substância que repele  o mosquito da Leishmaniose (e também afasta pulgas e carrapatos). Essa substância demora 2 semanas para se espalhar pelo corpo do animal assim que a coleira é colocada, e dura 6 meses. Atenção ao banhar o cachorro: a deltametrina sairá de seu pelo, então vai demorar mais 2 semanas para voltar a fazer o efeito desejado.

Usar repelentes e produtos à base de citronela em sua casa também ajuda a afastar os mosquitos.

Tratamento


Cão com Leishmaniose (fonte: Santo Huberto)

Outro cão portador da doença (fonte: Vet Online)

Crescimento acelerado das unhas (fonte: Portal Nosso Mundo)

Quando um cão é infectado pela Leishmaniose, este deve permanecer em tratamento durante toda a sua vida, com vacinas, drogas e repelentes que garantem nenhum risco para a família e outros cães. O cão pode ter uma cura clínica (quando não há sintomas da doença) ou uma cura epidemiológica (não-transmissor da doença). 
Enquanto em países de primeiro mundo há o tratamento regular de animais, no Brasil o Ministério da Saúde proíbe o tratamento com medicamentos para humanos, sendo a eutanásia recomendada. A eutanásia não é um controle eficaz da doença, prova disso é que, durante 50 anos sacrificando cães infectados no Brasil, não houve nenhuma diminuição de casos...


A Leishmaniose está se espalhando pelo Brasil. Não permita que os mosquitos se reproduzam no seu quintal infectando seus cães e você, fique prevenido! Pesquise mais sobre a doença e fique atento. :)

Um comentário:

  1. Westcott scissors titanium steel frame | Titanium-Arts
    · News titanium earrings sensitive ears · titanium tubing About Us · Terms of Service. Terms nier titanium alloy of Service; ford titanium Terms of Service. Privacy Policy. titanium rod © 2020 TITanium-Arts.

    ResponderExcluir