Adoção x Compra

Possuir um animal é uma grande responsabilidade. É como termos um filho, só que com exigências mais simples. Você gastará com alimentação, veterinário, limpeza, e terá que fazer todas as tarefas diárias necessárias, como fornecer exercícios, disciplina e carinho.
Por isso, antes de adotar ou comprar qualquer animal, devemos pensar muito. Tenho condições financeiras para arcar com as despesas do animal? Tenho tempo para cuidá-lo? Estou bem informado sobre tudo o que ele precisa para ser feliz? Estou preparado para recebê-lo? - Essas são algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo. 
Então, você decidiu que tem condições de cuidar de um animal? Agora não sabe se adota ou compra? Aqui vão os conselhos:

Primeiro considere a adoção

Você sabia que existem cerca de 20 milhões (isso mesmo, milhões) de animais abandonados no Brasil? Eles são o fruto de pessoas irresponsáveis e más, que não se importam com os perigos que eles vão correr na rua, apenas querem se livrar de uma responsabilidade...
Existem abrigos que acolhem alguns cães, mas você já viu a situação destes abrigos? Pelo menos na maioria, os cães e gatos estão abarrotados, sem espaço para se exercitar, até passando fome, cheios de doenças de pele, vermes e outras doenças. 

"Por favor, me tira daqui!"

Aliás, existe um prazo para eles ficarem lá. Se esse prazo passar, eles são mortos em câmaras de gás, aquelas iguais à da época do nazismo, sabem? Nessas câmaras, os animais morrem em aproximadamente 20 minutos, intoxicados pelos gases liberados.

Animais eutanasiados

Adotando um animal de um abrigo, você estará salvando uma vida, que será grata eternamente...

Lembre-se: a adoção é de graça, mas isso não quer dizer que você não vai gastar dinheiro. Posteriormente você gastará com vermífugo, vacinas, banho, alimentação, castração, etc.

Quando comprar?

A compra de um cão de raça só deve ser feita se você está procurando uma função específica nele, como guarda, pastoreio, etc. Também pode ser por um comportamento desejado, por exemplo, se você está procurando um cão que não precise de muitos exercícios, que não seja grande, de pelo curto... As raças de cães são bastante variadas, com vários temperamentos, portes e pelagens, mas antes de decidir uma raça, experimente ir a um abrigo e ver se algum cachorro lá se encaixa nos aspectos que você está procurando.
Ah, também acho besteira comprar um gato de raça, porque o comportamento de todos é quase igual, somente com pequenas diferenças. A aparência é que muda, mas você não escolhe um amigo pela cor, não é?!
É importante falar: se você for comprar, compre em canis especializados e responsáveis. Nem pense em pet-shops ou qualquer pessoa que esteja vendendo, pois isso pode acabar em uma forte decepção... Ou o cachorro não se encaixa no perfil da raça, ou tem problemas comportamentais, ou tem doenças genéticas, etc. Pet-shops e criadores irresponsáveis só visam o lucro, e não em manter o padrão e a saúde da raça.

Lembre-se: não compre um animal de raça só porque o acha lindo e quer exibi-lo na rua ou para os vizinhos! Cães e gatos não são objetos de decoração!


Conclusão

Se você quer um cachorro ou gato só para companhia, adote. Salve uma vida.
Se está procurando por uma função específica, compre. Mas antes cheque nos abrigos para ver se não tem nenhum animal que condiz com suas preferências.