sábado, 18 de junho de 2011

Pit bulls e a agressividade canina

Ok. Estou cansada de ouvir pessoas citarem os Pit bulls como cães agressivos, "máquinas mortíferas" e outras expressões, ou receber um olhar torto quando eu falo que a maioria dos Pits não é agressiva.

Os Pit bulls são a raça mais incompreendida do mundo. Isso faz com que sofram muito preconceito ou que sempre sejam avaliados como agressivos. 

O fato é que cães dessa raça provenientes de criações responsáveis apresentam temperamento calmo e dócil, sem demonstrar agressividade com pessoas. Mas por que eles são tachados como cachorros agressivos?


Vamos começar pela história dessa raça.

No século XIX, os ancestrais dos Pit bulls (parecidos com bulldogs) eram usados para lutar com touros em arenas. Era um ritual sádico, considerado como uma diversão por várias pessoas. Esse evento, conhecido como bull baiting, foi então proibido pelo parlamento inglês.


Apreciando a força e a grande capacidade de ataque desses cães, os criadores começaram a voltar essas características para realizar as rinhas de cães. A força, agilidade, alta resistência, a persistência em lutar e a afeição pelo dono era do que esses cães deveriam prover. Com o passar dos anos, essas características foram mais evidenciadas pela cruza com várias raças e assim surgiu o American Pit Bull Terrier.

As rinhas foram proibidas, mas a raça foi se popularizando por todo o mundo: muitas pessoas admiravam-se por seu poder físico e adquiriam exemplares irresponsavelmente. Achavam o máximo ter um cachorro forte para "demonstrar masculinidade". Muitas criações irresponsáveis também começaram a surgir, criando verdadeiros serial killers caninos, aptos para matar. Isso (criações irresponsáveis + donos irresponsáveis) gerou um ciclo: os donos não tratavam bem seus Pit bulls, estes se tornavam agressivos, eram abandonados, matavam pessoas e animais, se reproduziam, e enquanto isso o preconceito contra essa raça só crescia, até chegar ao que é hoje.

A fórmula para a agressividade


Na minha opinião, cão vindo de criação irresponsável + dono que maltrata ou não disciplina o cachorro = agressividade.
Criadores irresponsáveis não se importam em melhorar o temperamento dos Pits para deixá-los mais mansos e se desinteressam pela genética (que influencia muito o comportamento do animal).
Donos irresponsáveis deixam o cão preso numa corrente de 1 metro de comprimento, abandonado no quintal, tornando-o estressado e frustrado; não sabem impor limites e deixam ele fazer o que quiser, tornando o cachorro "líder"; e não fornecem ao cão estímulos mentais e físicos  Pit bulls têm alto nível de necessidade de exercícios, pois foram criados para realizar atividades que exigem bastante resistência.
Lembrando que essa combinação de fatores pode levar qualquer cão a ser agressivo. 


A diferença de um Pit bull para um Chihuahua


Eis a razão do preconceito com os Pit bulls: eles são capazes de matar.

Existem vários cãezinhos minúsculos (Pinschers, Yorkshires, Chihuahuas, Poodles, etc.) agressivos ao redor do mundo. Mas você já viu algum cachorro pequeno matar e dilacerar alguém? Com certeza não. O máximo que cães desse porte podem causar é um sangramento que pode ser tratado rapidamente.
Com o Pit Bull é diferente. Pits foram criados para matar, não lembra? Se eles decidem atacar alguém, é preciso muita sorte para sair intacto  ou vivo.
Geralmente, quando um Pit bull ataca alguma pessoa, a galáxia inteira fica sabendo. Agora, quando um Pinscher é o agressor, o mesmo não acontece, porque não ocorrem danos graves à pessoa.
Talvez o Pit bull seja a raça mais resistente e forte do mundo. A pressão exercida por sua mordida é enorme (200 kg  para fazer uma comparação, a mordida humana exerce apenas 55 kg de pressão). 


Outro fator que causa o preconceito contra o Pit bull é que ele é a principal raça praticante de rinhas de cães. Esses rituais são associados sempre com cães dessa raça ferozes e cheios de raiva. É mais comum para a maior parte das pessoas ver cenas de Pit bulls agressivos do que Pit bulls dóceis: a mídia só mostra o lado ruim dessa raça.

Pit bull + outro cão = problema?

A agressividade com humanos, para os Pit bulls, não é natural. Já com outros cães, pode ocorrer, porque em seu instinto ainda há uma parte lembrando que "o outro cão é o inimigo".
Porém, se a sociabilização for feita adequadamente, desde que o Pit for filhote, certamente não haverá problemas na convivência com outros cães (CASTRADOS, é claro). 

Na foto, pit bulls de Cesar Millan, Junior e Daddy
O lado doce

Vocês sabiam que Pit bulls são ótimos cães de companhia, adoram crianças, e são super mansos?






Para finalizar, deixo um vídeo super legal sobre Pit bulls que encontrei na internet:


É isso aí... Pit bulls bravos são consequência de como os tratam, não são eles que escolhem ser assim! Não tenha preconceito contra essa raça!

Beijos!
:)

10 comentários:

  1. o pit bull sempre e sera um cao manso mais os pessoas nao vei isso ve o lada agresivo dele.

    ResponderExcluir
  2. o pit bull daddy e junior sao prova que os pit bulls nao sao o que as pessoas pensam eles ficam assim por que a energia negativa de outa pessoa atrapalha e entefere o desenvovimento do cachorro nao jugar pela a raca do cao e sim pelo amor que ele tem pra te dar com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí mesmo. :)
    Pits são lindos!

    ResponderExcluir
  4. eu ate emtao tava com medo mas vi que e como ele e tratado

    ResponderExcluir
  5. Exatamente. Se você adquirir um Pit Bull de uma criação responsável, tratá-lo com carinho e discipliná-lo corretamente, vai ter um companheiro super dócil!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post :D
    Tenho 1 Pitbull e não pode ser mais dócil do que é!

    Beijos,
    Espero ver você no meu blog também
    :D

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também adorei o seu blog, já estou seguindo! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu adotei um bebe pit bull de 10 dias. estou cuidando del como se fosse um bebe e dando muuuito amor pra ele pra ver se ele fica dócil.
    o meu medo é: eu tenho mais dois cães. um dachshaund e um lhasa. eu queria saber se mesmo ele se criando junto com os dois tem perigo de qndo ele se tornar adulto ele matar os dois? eu morro de medo de que aconteça isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc socializar eles corretamente, podem se dar bem.
      Mais lembre-se que pit bulls, foram criados pra não tolerarem outros cães.
      Ele pode se dar bem com seus outros cães, enquando for um "bebê' ainda. Mais quando ele crescer mentalmente, poderá não os tolerar, pois é da raça a intolerancia dirigida a outros cães.
      É bom vc ter um espaço reservado pra ele, pois se notar que ele não esta tolerando seus cães futuramente, os separe para evitar brigas ;)

      Excluir
  9. certainly like your web-site however you have to take a look at the spelling on quite a few of your posts.
    A number of them are rife with spelling problems and I to find it
    very bothersome to inform the reality however I will definitely come again again.
    Feel free to visit my webpage Asian Tart Gets Picked Up And Takes On A Pervert At The Back Of A Van

    ResponderExcluir