sábado, 6 de agosto de 2011

Por que você não deve acasalar seu cão/gato de raça

Decidi escrever esse post após me deparar com várias situações em que proprietários acasalam seus pets de raça por pura ignorância mesmo, só visando o lucro. Infelizmente isso é muito comum, sendo a principal causa do aumento de cães e gatos abandonados nas ruas e abrigos. Se todos tivessem consciência da importância da castração de seus bichos, a população de animais nas ruas diminuiria consideravelmente!
Espero que esse texto evite que ao menos um animal reproduza e coloque mais filhotes no mundo. :)


Cães e gatos de raça são criados por meio da seleção artificial feita pelo Homem, de modo que certas características sejam evidenciadas. É uma tarefa complexa, que requer amplo estudo de genética. Não é só pegar dois animais com temperamento e aparência iguais, acasalá-los, que dali sairão filhotes exatamente iguais e saudáveis. É preciso procurar eliminar doenças genéticas, não acasalando os pets que possuem alguma ou que têm genes que transmitirão a doença. Também é necessário manter-se dentro do padrão da raça, sempre buscando aperfeiçoar os traços desejáveis.

Criar cães ou gatos de raça também não é uma tarefa fácil. Se for feita de forma responsável, os custos são muito altos por vários motivos: é preciso fazer vários exames antes do acasalamento para checar se o animal não possui nenhuma doença genética e está em boas condições, a gestação e o parto devem ser acompanhados por um veterinário, e os filhotes deverão ser vermifugados, tomar todas as doses das vacinas e castrados, sem contar na ração que irão consumir. Muito tempo também será gasto nos cuidados com os filhotes, para checar se todos estão mamando direitinho (caso contrário é importante que alguém alimente-os com mamadeira e leite  especiais para filhotes a cada duas horas).


Infelizmente, é muito comum que proprietários sem qualquer informação sobre criação de cães/gatos (a maioria nem sabe o que é pedigree ou padrão da raça) acasalem seus animais indiscriminadamente só para lucrar com os filhotes. Pessoas assim são chamadas de criadoras de fundo-de-quintal, e são, direta e indiretamente, a maior causa do abandono de animais. Se você acasala seu pet para lucrar com os filhotes, então é um criador de fundo-de-quintal.

Por que não devo acasalar meu pet?

  • Superpopulação
Não preciso nem explicar, né? Só olhando para as ruas já encontramos alguns (dependendo da cidade, podem ter vários) animais desnutridos e abandonados - a maioria é SRD, mas também há vários de raça, para sua informação! Parte deles é recolhida e destinada para a adoção. Alguns deles nunca encontram um lar de verdade. 
O que você, criador de fundo-de-quintal, tem a ver com isso? Pense comigo... Diariamente, por todo o país seres humanos cruéis e ignorantes abandonam filhotes de cães e gatos dentro de lixeiros, à beira de estradas, em terrenos baldios e etc... Eles são deixados lá para morrer, mas alguns poucos têm a sorte de encontrar pessoas de bom coração que dão-lhes uma segunda chance cuidando-os e encontrando uma boa família para eles. Eles não pediram para nascer, mas agora que já existem, precisam urgentemente de um dono que os trate bem para o resto de suas vidas, e saiba que é difícil encontrar alguém assim.
Você quer tirar a chance de filhotes que precisam de um lar a todo custo, a encontrá-lo? É exatamente isso que você faz quando deixa que seu pet bote mais animais no mundo!

ACASALANDO SEU BICHINHO, VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA O ABANDONO DE ANIMAIS E AINDA ESTARÁ TIRANDO AS CHANCES DOS QUE ESTÃO PARA ADOÇÃO.

  • Você sabe para onde o filhote irá?
Se você não escolher cuidadosamente os lares para os seus filhotes, não terá a certeza que todos serão bem cuidados. É provável que grande parte seja abandonada, até porque proprietários decentes não compram cãezinhos de gente como você, que só cria para lucrar! Além disso, se você não castrar os filhotes, os compradores poderão fazer o mesmo que você: acasalá-los e vender os filhotes para gente indecente, que continuará esse ciclo... 

  • Padrão da raça
Você já estudou sobre o padrão da raça do seu pet? Seu pet está dentro do padrão e possui pedigree? Se ele não está dentro do padrão (incluindo o temperamento), não possui pedigree e você pretende cruzá-lo, estará estragando a raça dele. Pets assim não devem ser acasalados, e sim mantidos apenas para companhia!
Se ele está no padrão e possui pedigree, você ainda não tem direito de cruzá-lo. Nem todos os filhotes sairão dentro do padrão.

  • Exames de saúde
Antes de serem acasalados, todos os cães e gatos, sem exceção, devem passar por uma bateria de exames para checar se a saúde está ok, e se eles não têm nenhuma doença genética. Isso custa bastante. Você está disposto a pagar isto? Ou simplesmente vai arriscar a vida do seu animal e dos filhotes?

  • Doenças genéticas
Atenção especial para as doenças genéticas. Cães e gatos de raça sofrem com esses males em função da fraca diversidade genética e o inbreeding (acasalamento de animais com parentesco, como mãe e filho, irmão e irmã, etc). Labradores, Golden Retrievers, Border Collies e várias outras raças podem vir a ter displasias coxofemorais ou de cotovelo; Boxers são predispostos a problemas cardíacos ou câncer; grande parte dos Cavalier King Charles Spaniels possuem siringomielia (horrível problema em que o cérebro é maior que o crânio); Basset Hounds e Daschunds têm problemas nas articulações e etc... Criadores conscientes e responsáveis procuram eliminar todos esses problemas não praticando o inbreeding e não acasalando animais portadores de algum mal. Você fez todos os exames necessários e tem certeza que seu animal não possui nenhuma doença?

Pastor alemão com displasia coxofemoral, problema comum da raça


  • Vale a pena?
Agora que você já conhece os principais motivos para não praticar a criação domiciliar, mudou de ideia? A decisão é sua, mas você tem certeza que vale a pena? Qual é o seu objetivo ao acasalar seu pet: acha filhotes bonitinhos? Alguém da sua família quer um filhote? Quer ter um cão/gato com as mesmas características que o seu? Ou pior, quer lucrar com os filhotes?! Que vergonha! Você não tem capacidade de  ter um trabalho decente, é? Criar cães e gatos não é uma tarefa fácil, se for feita de forma responsável. Exige bastante tempo e dinheiro. Recomendo que você apenas pratique a posse responsável com seu bichinho: isso é o melhor que você pode fazer por ele.

Na minha opinião, a criação domiciliar deveria ser proibida. A tarefa de aperfeiçoar uma raça deveria ser deixada para criadores sérios, que realmente sabem o que estão fazendo.



Leia também: 

Um comentário:

  1. OI Isabella, tudo ok? Gostei muito de seu post, queria saber se posso postar seu texto em meu blog tbm, pq o mesmo problema acontece aqui em minha cidade, aproveitando de uma olhada em meu blog http://christian-grande.blogspot.com/ ... abraço

    ResponderExcluir