segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alimentação natural da Nina

A alimentação natural para cães e gatos, pra quem não conhece, é uma dieta caseira composta por meaty bones (ossos carnudos), carne, vísceras, legumes e suplementos, todos crus (exceto tubérculos). Embora esteja ganhando mais adeptos, esse tipo de dieta não é muito difundida aqui no Brasil. Já no exterior, principalmente América do Norte, Europa e Oceania, é bastante conhecida. Existem vários tipos de dietas caseiras ao redor do mundo: BARF (Biologically Appropriate Raw Food), Raw Meaty Bones, Prey Model, e, finalmente, a Alimentação Natural (AN) do Cachorro Verde, pioneira aqui no Brasil.
Foi justamente essa última modalidade de alimentação que eu escolhi para oferecer à cadela SRD da minha tia, Nina, de aproximadamente 11 anos, que possui DAPP (Dermatite Alérgica a Picadas de Pulgas = alergia a pulgas). Ela já recebeu diversos tratamentos, mas todos eles só fazem efeito por um tempo, e depois vem uma recaída. Mesmo tomando medidas para controlar as pulgas, elas insistem em aparecer. As pulgas se reproduzem melhor vivendo em animais imunossuprimidos, então a alimentação natural terá a função de aumentar a imunidade da Nina. :)

Essa é a Nina.

Bem, então nas próximas semanas eu mostrarei como está sendo a adaptação dela, como eu preparo as refeições e etc.
Já elaborei um cardápio, programei como vai ser a adaptação, comprei as carnes, os suplementos e os vegetais. As carnes agora estão congelando. Falta somente encontrar onde se vendem os malditos pescoços de frango, meaty bones mais recomendados para a introdução da dieta... Se eu não encontrá-los, o jeito vai ser substitui-los por dorsos.

Exemplo de refeição de AN. Fonte: Cachorro Verde

Ainda não sei quando vou começar a introdução, tudo depende dos pescoços. haha. Tomara que dê tudo certo. :)

Quem quiser saber mais sobre alimentação caseira balanceada para pets, visite os sites:

6 comentários:

  1. Eu já tentei dar o frango crú para os meus cães mas eles saíram correndo...são muito enjoadinhos ! Adorei seu blog e sua turminha de peludos lindos ! Eu também sou de SC, qual cidade você mora? Eu moro em Joinville.
    Vem conhecer meu blog !
    ruthapinkbarumluna.blogspot.com
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Pois é Laís, tem bichos que amam carne crua e tem outros que fazem cara feia... Vai entender, hehe
    E que coisas liiindas são os seus "filhos"! Já estou seguindo o teu blog pra conhecê-los melhor ;)
    Ah, sou de São Miguel do Oeste, uma cidadezinha bem chata no oeste de SC. :B
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. e os ossos do frango?
    é senso comum dizer que esse tipo osso, por ser mais frágil e menor, pode ir parar na garganta dos caes e causar problemas sérios.
    Perguntando pq na foto parece uma coxa de galinha.

    nenhuma observação sobre isso?

    ResponderExcluir
  4. Guto, ossos de frango e de qualquer outro animal só não devem ser oferecidos cozidos, pois desse jeito há a possiblidade de engasgamento, cortes internos etc. Porém, não há problema nenhum em oferecer ossos crus, desde que previamente congelados por aproximadamente 72h para eliminar microorganismos. Os ossos crus não oferecem nenhum risco ao organismo dos nossos pets, já que os seus descendentes selvagens (lobo, no caso do cão, e outros felinos, no caso do gato) caçam presas e as consomem cruas, com os ossos e tudo. É só reparar na arcada dentária dos cães e gatos: destinada a rasgar carne e triturar ossos.
    Para mais informações sobre isso, leia esse artigo mais completo no Cachorro Verde: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/caes-e-gatos-podem-comer-ossos/ ;)

    ResponderExcluir
  5. Isabella, muito legal seu blog! Você poderia me passar seu e-mail de contato? Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! :D
    O meu e-mail é isa_mbasso@hotmail.com.
    Beijos

    ResponderExcluir