Então o primeiro passo já foi tomado: você decidiu que quer ter um animal de estimação.
Mas você já pensou duas vezes?
Um animal é um ser vivo. Precisa de uma alimentação saudável, exercícios, disciplina, cuidados veterinários e muito amor. Cães, dependendo do porte, vivem de 10 à 20 anos e gatos podem até ultrapassar os 20! Você será responsável por ele durante todo esse tempo, nas horas boas e ruins.
Adquirindo um animal, você está assumindo responsabilidade por uma vida que depende totalmente de você para sobreviver.
Não vale adotar ou comprar e, depois que "perder a graça", doar ou abandonar... Isso se chama irresponsabilidade. Não adquira um pet por impulso.
Você já pensou em onde vai deixar o pet quando você viajar? E quando ele ficar doente, vai ter dinheiro para tratá-lo ou simplesmente vai doá-lo/sacrificá-lo? Você vai estar disposto a educá-lo para ele não fazer coisas erradas? Vai ter tempo para exercitá-lo e fornecê-lo carinho?
Além disso, você terá que reservar um dinheiro para os custos iniciais do animal (por exemplo, se ele não for vacinado nem castrado você terá que providenciar isso; também precisará comprar caminha, comedouro etc.).
Além disso, você terá que reservar um dinheiro para os custos iniciais do animal (por exemplo, se ele não for vacinado nem castrado você terá que providenciar isso; também precisará comprar caminha, comedouro etc.).
Já ouviu falar da posse responsável? É o que você precisará exercer quando tiver um pet. Confira os 10 mandamentos da posse responsável (retirados do site Arca Brasil):
1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Segue também o link do Teste do Proprietário Responsável, criado também pela Arca Brasil. Se você já tem ou está pensando em ter um animal de estimação, veja se tem o necessário para cuidá-lo bem.
Você não sabe se compra ou adota? Leia este post.
Você não sabe se compra ou adota? Leia este post.
Resumindo: pense muitas vezes antes de adquirir um animal. Você será o responsável por ele durante toda sua vida, e terá que ter condições para cuidá-lo bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário