terça-feira, 24 de maio de 2011

Quero um Bichinho! - Parte I

Então o primeiro passo já foi tomado: você decidiu que quer ter um animal de estimação.
Mas você já pensou duas vezes?

Um animal é um ser vivo. Precisa de uma alimentação saudável, exercícios, disciplina, cuidados veterinários e muito amor. Cães, dependendo do porte, vivem de 10 à 20 anos e gatos podem até ultrapassar os 20! Você será responsável por ele durante todo esse tempo, nas horas boas e ruins.
Adquirindo um animal, você está assumindo responsabilidade por uma vida que depende totalmente de você para sobreviver.
Não vale adotar ou comprar e, depois que "perder a graça", doar ou abandonar... Isso se chama irresponsabilidade. Não adquira um pet por impulso.



Você já pensou em onde vai deixar o pet quando você viajar? E quando ele ficar doente, vai ter dinheiro para tratá-lo ou simplesmente vai doá-lo/sacrificá-lo? Você vai estar disposto a educá-lo para ele não fazer coisas erradas? Vai ter tempo para exercitá-lo e fornecê-lo carinho?
Além disso, você terá que reservar um dinheiro para os custos iniciais do animal (por exemplo, se ele não for vacinado nem castrado você terá que providenciar isso; também precisará comprar caminha, comedouro etc.).

Já ouviu falar da posse responsável? É o que você precisará exercer quando tiver um pet. Confira os 10 mandamentos da posse responsável (retirados do site Arca Brasil):

1.  Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2.  Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3.  Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4.  Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5.  Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6.  Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7.  Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8.  Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9.  Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10.  Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Segue também o link do Teste do Proprietário Responsável, criado também pela Arca Brasil. Se você já tem ou está pensando em ter um animal de estimação, veja se tem o necessário para cuidá-lo bem.
Você não sabe se compra ou adota? Leia este post.

Resumindo: pense muitas vezes antes de adquirir um animal. Você será o responsável por ele durante toda sua vida, e terá que ter condições para cuidá-lo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário