sexta-feira, 3 de junho de 2011

Criador responsável x Comerciante

Estou reproduzindo uma tabela do canil Summer Storm, especializado na criação de Labradores (com responsabilidade!). Notem a diferença de uma criação irresponsável com a de uma responsável:

Criação de fundo-de-quintal
Criação responsável

1. Motivo para criar:
Diversão, bom para as crianças, para ganhar dinheiro. Não filtra compradores e raramente recusa-se a uma venda, mesmo se o comprador for inadequado.

1. Dedica-se para produzir cães de qualidade, encara isso como uma vocação séria. Tem muito dinheiro e tempo investido em cães de tal modo que se esforça para ficar no zero a zero, não tem lucro, embora isso seja uma utopia, a maioria dos bons criadores tem prejuízos anos após anos. Vende filhotes somente para compradores aprovados.

2. Cruza o cãozinho de estimação da família com qualquer outro cão da mesma raça, somente para ter filhotes puros. Não tem nenhum entendimento ou preocupação com genética, pedigree, linhas de sangue ou melhoria da raça.

2. Pode explicar como planejar cruzamentos podem ser usados para enfatizar ou minimizar características específicas usando line-breeding (cães com certo parentesco), out-crossing (cães sem parentesco), ou muito raramente, usa inbreding (cruzar exemplares com pais, filhos ou tios).

3. Apesar dos cães de estimação (pais e mães dos filhotes) possam ser amados, eles não foram testados quanto a displasia ou  quanto a doenças.
3. Não cruzam cães com menos de 2 anos. Tem armazenados os testes feitos em seus cães para evitar doenças congênitas.  Estes testes servem como histórico para que sejam feitos cruzamentos que produzam filhotes sem doenças, bem como para evitar o cruzamento de cães doentes.

4. Não oferece nenhuma garantia durante a venda dos filhotes. Não qualificado para dar nenhum suporte em caso algum problema (doença genética) venha a se desenvolver.
4. Dá garantia por escrito (contratual) de repor o cão com defeitos genéticos ou se predispõem para ajudar o dono a lidar com qualquer tipo de problema.


5. O vendedor tem um limitado conhecimento da história da raça, não é filiado a nenhuma entidade cinófila que o supervisione e oriente. Pode alegar que isto não importa para “apenas cães de estimação”.
5. Ama a raça e pode falar demoradamente sobre a raça, seu uso e tipo ideal. Tem forte preocupação com a melhorar e promover a raça. Participa ativamente de cursos, palestras e sempre está a procura de informações, novos métodos.

6. Filhotes nascem em acomodações temporárias, algumas vezes em péssimas condições de higiene, indicando uma falta de investimento de longo prazo na criação e uma falta de cuidados verdadeiros para o bem estar dos filhotes. Na maioria das vezes não se preocupa com a sociabilização dos filhotes.


6. Investe em equipamentos e o ambiente para os filhotes tem total higiene e amor. Filhotes são sociabilizados com pessoas e sons do cotidiano para diminuir o stress quando for para o novo lar, não tem pressa para entregar os filhotes, só os entrega quando tem plena certeza de que estão bem de saúde, e que não correm risco de morte.
7. Mesmo quando vendem “apenas filhotes”, podem produzir pedigree  ou pedigrees dos pais como campeões como prova de qualidade. Apesar disto o vendedor não aumenta seu próprio conhecimento durante a participação de palestras e ou seminários. Ele não está realmente envolvido em colocar seus cães em exposição para provar “qualidade”, e sim, para aumentar a vendabilidade dos filhotes.

7. Pertence a clubes cinófilos locais, regionais e/ou nacionais, indicando seu amor pelo esporte de criar cães puros. Expõe seus cães com orgulho e com objetivo de testá-los e a sua descendência, quanto à qualidade, evitando assim cegueira de canil.


8. Podem ser relutantes a mostrar ao comprador a ninhada inteira ou apresentar o pai e a mãe. Não sabe ou não fará nenhuma comparação/crítica ao filhote ou aos antepassados dos filhotes.
8. Apresenta toda a ninhada e pais em um ambiente higiênico. Ajuda ao comprador a avaliar e escolher o filhote. Explica critérios para “possibilidade de expor o cão em exposição” x “escolha de um animal de estimação”.

9. Preços são tão baixos quanto do mercado local, pois ele precisa se desfazer dos filhotes rapidamente. Anuncia em classificados de jornais locais.


9. Preços serão mais altos do que o mercado local. Preços serão o reflexo de todo o investimento nos filhotes. Um criador responsável nunca lucra com a venda de filhotes. Não anuncia no Mercado livre e nem no Orkut. Geralmente tem uma lista de espera por filhotes.

10. Não se importa pelo futuro de filhotes individuais ou pela raça como um todo. Se você tem problemas com o filhote, não te ajuda a encontrar um novo lar para ele. Não se importa se um cão fora do padrão for colocado para acasalar, seja este um cão de sua propriedade ou um filhote por ele vendido.
10. Depois da compra, ele irá te ajudar com informação e dicas de cuidados de manutenção da pelagem ou problemas de treinamento. Ele irá te ajudar a encontrar um novo lar para seu cão caso você não puder mantê-los, evitando que estes sejam jogados no mundo a qualquer sorte. São totalmente contra cruzar cães fora do padrão ou com doenças genéticas e aconselham que proprietários comuns também não o façam. Em alguns casos, castram os cães para garantir que estes não passem para as futuras características  não desejadas.


Não compre filhotes de criadores de fundo-de-quintal, não incentive essa exploração!

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