segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte IV


Então o seu novo "filho" já chegou em casa? :)
Essa parte do guia abordará os cuidados veterinários que precisam ser realizados a partir de agora.

1º passo - Check-up e vermifugação


Leve o animal para um check-up geral no veterinário logo que ele chegar em casa, para ver se está tudo bem com ele. Se a vermifugação ainda não foi feita anteriormente, faça-a.


2º passo - Vacinação

Depois que o seu bichinho estiver livre de vermes, leve-o para tomar a primeira dose da vacina polivalente, se ele ainda não estiver vacinado e tiver a idade certa. Siga a tabela abaixo para realizar as outras doses. Atenção: não vacine seu pet se ele estiver com vermes, pois eles afetam a imunidade e comprometem o efeito da vacina. Também mantenha-o dentro de casa, sem passeios, enquanto o esquema de vacinação não estiver completo. 

Fonte: Limpinho

Aproveite e leia este ótimo artigo do Cachorro Verde sobre vacinação (e supervacinação). 

3º passo - Castração


A castração é super importante para melhorar a vida de seu pet e também reduzir o número de animais abandonados. Veja por que castrar aqui.
Cães e gatos geralmente são castrados a partir de seis ou sete meses, mas alguns veterinários praticam a cirurgia pediátrica, que pode ser feita a partir dos três meses de idade.
Marque a castração com um veterinário competente e de confiança quando o seu bichinho tiver a idade certa. Só não deixe de castrar!



Check-up anual

Leve anualmente o seu cão ou gato para uma avaliação geral no veterinário. Algumas pessoas também vacinam seus animais anualmente, mas isso não é necessário. A supervacinação pode levar a vários problemas de saúde (a Sylvia Angélico aborda sobre esse assunto nesse artigo).

Se o seu pet estiver doente ou apresentando sintomas estranhos e anormais, leve-o ao veterinário imediatamente! Não deixe que o quadro se agrave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário