quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte II


Antes de tudo, você está consciente da posse responsável e sabe que deverá praticá-la enquanto tem um bichinho de estimação? Já decidiu se vai adotar ou comprar? Então vamos ao segundo passo!

Onde eu posso comprar ou adotar um animal?

Essa parece ser uma pergunta boba. Mas, para evitar problemas, devemos tomar cuidado em onde adquirimos o nosso bichinho.

Se você quiser adotar, procure por:

  • CCZs (Centro de Controle de Zoonoses);
  • ONGs de proteção animal;
  • Se a sua cidade não possui nenhum CCZ ou ONG, procure por pessoas que têm animais para doar;
  • Clínicas veterinárias. Algumas possuem animais disponíveis para adoção;
  • Se ainda assim não encontrar nenhum pet, vá salvar um animal abandonado. Dependendo da cidade, há vários nas ruas... :(
  • Para a adoção, não há contra-indicação. Adoção é um ato de amor que pode salvar vidas!



Se você quiser comprar:

  • Nada de pet-shops, feirinhas ou anúncios em jornais. Essas são criações irresponsáveis que visam somente o lucro. Exploram a capacidade de reprodução das fêmeas, não dão condições apropriadas para os animais e não se importam com a tipicidade da raça. Comprando um filhote de um criador de fundo-de-quintal, você poderá ter futuros problemas (desvios comportamentais, animal fora do padrão da raça, etc), além de estar motivando a continuação dessa criação irresponsável. Se ninguém comprar, ninguém vende.
  • Procure por criadores responsáveis. São poucos, mas existem. Esses sim realmente se importam com a saúde de seus animais e visam o melhoramento da raça. Estudam quais serão os melhores animais a serem cruzados, só geram, no máximo, duas ninhadas por ano, fazem baterias de exames antes do cruzamento (para garantir que os pais não tenham nenhuma doença genética e estão saudáveis), acompanham a gravidez das fêmeas minunciosamente, vendem os filhotes depois de estarem devidamente socializados (depois dos 3 meses), vacinados e - geralmente - castrados, selecionam cuidadosamente os seus futuros lares para que não sejam abandonados ou doados depois... Adquirindo um animal proveniente de um canil/gatil responsável, você contribuirá para o melhoramento da raça e vai se assegurar que ele estará dentro das expectativas do padrão.

Lembrando sempre: prefira a adoção do que a compra e nunca acasale seu bichinho, castre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário