quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte III


Chegamos na terceira parte do guia! Essa parte vai abordar os preparativos antes da chegada de um pet na sua casa. :)


Antes de adotar/comprar um bichinho, você terá que reservar um espaço da sua casa para ser o cantinho dele, com a cama, as vasilhas e o local para as necessidades (atenção: tanto cães quanto gatos não gostam que esses itens sejam muito próximos, então procure deixá-los afastados). Além disso, você terá que fazer um "enxoval" para recebê-lo. Confira a lista de compras:


  • Cama: é um item essencial - a não ser que você queira deixar o animal dormir na sua cama. Procure uma bem confortável e macia. Existem vários modelos no mercado, com vários tecidos, estampas, tamanhos... O preço varia de R$ 50 à R$ 300. E se você preferir fazer uma caminha em casa, tudo bem: é preciso apenas uma caixa de papelão (em que o animal caiba esticado) e panos macios para forrá-la. 
  • Vasilhas: aprenda a escolher as vasilhas ideais para o seu pet nesse artigo do Cachorro Verde. Lembre-se de sempre deixar água disponível para ele beber! Estimule-o a beber água espalhando dois ou mais bebedouros pela casa.
  • Caixa de transporte: é recomendado comprar uma para transportar o animal com segurança ao veterinário, a viagens e etc., principalmente se for um gato. Caixas de transporte também são ótimas camas, pois os animais gostam de dormir em "toquinhas".
  • Coleira e guia: essa é para os cães (mas você pode acostumar o seu gato a usar uma coleira para servir de identificação caso ele fuja). Coleiras do tipo peitoral não te dão muito controle sobre o cão, logo as mais recomendadas são as que ficam em volta do pescoço. Nunca deixe de usar guia para passear com o seu cachorro, imprevistos podem acontecer!
  • Caixa de areia: exclusiva dos gatos. Para evitar que seu felino urine e defeque por toda casa, compre duas ou mais bandejas sanitárias e espalhe-as pela casa. Também adquira areias sanitárias específicas, que não eliminam odores desagradáveis. Siga as instruções de como usar na própria embalagem.
  • Produtos de higiene: compre escovas específicas para o pelo e para os dentes, shampoo e condicionador se você vai banhar o bichinho em casa, além de outros produtos que você achar necessário.
  • Brinquedos: você não vai querer que o seu cachorro morda todos os seus móveis ou roube seus calçados, não é? E nem que seu gato arranhe os sofás, certo? Então compre brinquedos para ele se divertir! Há várias opções de brinquedos nos pet-shops, como bolinhas, pelúcias, ossinhos para roer, cordas, etc. Para gatos, também é recomendável comprar ou construir um arranhador.

Depois de já ter adquirido tudo isso, você terá que decidir como será a alimentação do bichinho. Já conhece as dietas caseiras do Cachorro Verde? São a opção mais saudável se você se comprometer em manter-se bastante informado sobre o assunto, variar o cardápio e acertar nas quantidades a serem oferecidas.

Alimentação caseira para cães e gatos

Não abre mão da praticidade das rações? Aprenda a escolher uma boa aqui e veja como deixá-la mais saudável com suplementos aqui. :)

Já está pronto? Vá buscar o seu peludo! ©

Nenhum comentário:

Postar um comentário