quarta-feira, 29 de junho de 2011

Flexitarianismo

O flexitarianismo, segundo o site Centro Vegetariano, "trata-se de um acrónimo que funde os conceitos “vegetariano” e “flexível”, uma nova tendência nutricional que se aplica a quem privilegia a ingestão de alimentos vegetais, mas permite pequenas concessões como comer também peixe, e até, esporadicamente, uma porção de carne."


Como dito, o flexitarianismo é um vegetarianismo mais flexível. Uma pessoa flexitariana pode comer carne só nos fins de semana, só comer carnes brancas ou cortar quase completamente a carne do seu cardápio, não tem regra. É como seguir uma dieta vegetariana, a diferença é que é permitido comer carne ocasionalmente.

Como pode ser visto neste artigo, o vegetarianismo tem grandes vantagens para nós, para os animais e para o mundo em geral. Mas como existem pessoas que simplesmente não conseguem se tornar vegetarianas (ex.: eu), o flexitarianismo pode ser uma ponte para o vegetarianismo, com a quantidade de carne consumida sendo reduzida aos poucos.

Vamos ajudar os nossos amigos animais? Não vamos incentivar a matança cruel de bois, carneiros, galinhas, coelhos e etc. boicotando a carne! :)


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte IV


Então o seu novo "filho" já chegou em casa? :)
Essa parte do guia abordará os cuidados veterinários que precisam ser realizados a partir de agora.

1º passo - Check-up e vermifugação


Leve o animal para um check-up geral no veterinário logo que ele chegar em casa, para ver se está tudo bem com ele. Se a vermifugação ainda não foi feita anteriormente, faça-a.


2º passo - Vacinação

Depois que o seu bichinho estiver livre de vermes, leve-o para tomar a primeira dose da vacina polivalente, se ele ainda não estiver vacinado e tiver a idade certa. Siga a tabela abaixo para realizar as outras doses. Atenção: não vacine seu pet se ele estiver com vermes, pois eles afetam a imunidade e comprometem o efeito da vacina. Também mantenha-o dentro de casa, sem passeios, enquanto o esquema de vacinação não estiver completo. 

Fonte: Limpinho

Aproveite e leia este ótimo artigo do Cachorro Verde sobre vacinação (e supervacinação). 

3º passo - Castração


A castração é super importante para melhorar a vida de seu pet e também reduzir o número de animais abandonados. Veja por que castrar aqui.
Cães e gatos geralmente são castrados a partir de seis ou sete meses, mas alguns veterinários praticam a cirurgia pediátrica, que pode ser feita a partir dos três meses de idade.
Marque a castração com um veterinário competente e de confiança quando o seu bichinho tiver a idade certa. Só não deixe de castrar!



Check-up anual

Leve anualmente o seu cão ou gato para uma avaliação geral no veterinário. Algumas pessoas também vacinam seus animais anualmente, mas isso não é necessário. A supervacinação pode levar a vários problemas de saúde (a Sylvia Angélico aborda sobre esse assunto nesse artigo).

Se o seu pet estiver doente ou apresentando sintomas estranhos e anormais, leve-o ao veterinário imediatamente! Não deixe que o quadro se agrave.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lolcats e Loldogs do momento

Quando há preguiça não há inspiração pra escrever, a solução são os Loldogs e Lolcats! Haha, adoro. :)
Confira alguns: 

funny pictures - Thomaz Marvolo Riddle! I am haz Lord Voldemort!
Igual!

funny dog pictures - Mom sez yer takin' a bath  NOW!!

funny pictures - Because eberyone deserves healthy teefs...

funny dog pictures - Invisible slap to the face


Bom feriado!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Documentário - Terráqueos (Earthlings)

Hoje vou falar sobre um documentário que mudou a minha visão em relação a vários assuntos. Se chama Terráqueos. É super recomendado, nos faz "abrir os olhos" para o mundo. O documentário, feito no ano de 2005, narrado por Joaquin Phoenix, mostra a realidade nua e crua sobre diferentes tipos de exploração animal. 

Sobre o documentário, retirado do site Terráqueos:


"TERRÁQUEOS (Earthlings) é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos".

Este filme é narrado por Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e possui trilha sonora composta pelo instrumentista, dj e compositor Moby. Com um profundo estudo dentro das pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais, bem como em fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entretenimento, e finalmente na carreira médica e científica, TERRÁQUEOS usa câmeras escondidas e filmagens inéditas para narrar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, as quais dependem de animais para lucrar.

Impactante, informativo e provocando reflexões, TERRÁQUEOS é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais, e interesses econômicos. Há vários filmes importantes sobre os direitos dos animais, mas este supera os demais. TERRÁQUEOS tem que ser assistido. Altamente recomendado!"



É cruel. Não consegui assistir o filme todo sem fechar os olhos, e em diversas partes chorei ao ver tanto horror.

O documentário completo pode ser encontrado aqui.
Disponibilizo aqui os vídeos divididos em 10 partes, retirados do Youtube.

Advertência: não assista se você é sensível.




















Divulgue o documentário para seus amigos, parentes, conhecidos, colegas, etc. 

Não ao especismo!

sábado, 18 de junho de 2011

Pit bulls e a agressividade canina

Ok. Estou cansada de ouvir pessoas citarem os Pit bulls como cães agressivos, "máquinas mortíferas" e outras expressões, ou receber um olhar torto quando eu falo que a maioria dos Pits não é agressiva.

Os Pit bulls são a raça mais incompreendida do mundo. Isso faz com que sofram muito preconceito ou que sempre sejam avaliados como agressivos. 

O fato é que cães dessa raça provenientes de criações responsáveis apresentam temperamento calmo e dócil, sem demonstrar agressividade com pessoas. Mas por que eles são tachados como cachorros agressivos?


Vamos começar pela história dessa raça.

No século XIX, os ancestrais dos Pit bulls (parecidos com bulldogs) eram usados para lutar com touros em arenas. Era um ritual sádico, considerado como uma diversão por várias pessoas. Esse evento, conhecido como bull baiting, foi então proibido pelo parlamento inglês.


Apreciando a força e a grande capacidade de ataque desses cães, os criadores começaram a voltar essas características para realizar as rinhas de cães. A força, agilidade, alta resistência, a persistência em lutar e a afeição pelo dono era do que esses cães deveriam prover. Com o passar dos anos, essas características foram mais evidenciadas pela cruza com várias raças e assim surgiu o American Pit Bull Terrier.

As rinhas foram proibidas, mas a raça foi se popularizando por todo o mundo: muitas pessoas admiravam-se por seu poder físico e adquiriam exemplares irresponsavelmente. Achavam o máximo ter um cachorro forte para "demonstrar masculinidade". Muitas criações irresponsáveis também começaram a surgir, criando verdadeiros serial killers caninos, aptos para matar. Isso (criações irresponsáveis + donos irresponsáveis) gerou um ciclo: os donos não tratavam bem seus Pit bulls, estes se tornavam agressivos, eram abandonados, matavam pessoas e animais, se reproduziam, e enquanto isso o preconceito contra essa raça só crescia, até chegar ao que é hoje.

A fórmula para a agressividade


Na minha opinião, cão vindo de criação irresponsável + dono que maltrata ou não disciplina o cachorro = agressividade.
Criadores irresponsáveis não se importam em melhorar o temperamento dos Pits para deixá-los mais mansos e se desinteressam pela genética (que influencia muito o comportamento do animal).
Donos irresponsáveis deixam o cão preso numa corrente de 1 metro de comprimento, abandonado no quintal, tornando-o estressado e frustrado; não sabem impor limites e deixam ele fazer o que quiser, tornando o cachorro "líder"; e não fornecem ao cão estímulos mentais e físicos  Pit bulls têm alto nível de necessidade de exercícios, pois foram criados para realizar atividades que exigem bastante resistência.
Lembrando que essa combinação de fatores pode levar qualquer cão a ser agressivo. 


A diferença de um Pit bull para um Chihuahua


Eis a razão do preconceito com os Pit bulls: eles são capazes de matar.

Existem vários cãezinhos minúsculos (Pinschers, Yorkshires, Chihuahuas, Poodles, etc.) agressivos ao redor do mundo. Mas você já viu algum cachorro pequeno matar e dilacerar alguém? Com certeza não. O máximo que cães desse porte podem causar é um sangramento que pode ser tratado rapidamente.
Com o Pit Bull é diferente. Pits foram criados para matar, não lembra? Se eles decidem atacar alguém, é preciso muita sorte para sair intacto  ou vivo.
Geralmente, quando um Pit bull ataca alguma pessoa, a galáxia inteira fica sabendo. Agora, quando um Pinscher é o agressor, o mesmo não acontece, porque não ocorrem danos graves à pessoa.
Talvez o Pit bull seja a raça mais resistente e forte do mundo. A pressão exercida por sua mordida é enorme (200 kg  para fazer uma comparação, a mordida humana exerce apenas 55 kg de pressão). 


Outro fator que causa o preconceito contra o Pit bull é que ele é a principal raça praticante de rinhas de cães. Esses rituais são associados sempre com cães dessa raça ferozes e cheios de raiva. É mais comum para a maior parte das pessoas ver cenas de Pit bulls agressivos do que Pit bulls dóceis: a mídia só mostra o lado ruim dessa raça.

Pit bull + outro cão = problema?

A agressividade com humanos, para os Pit bulls, não é natural. Já com outros cães, pode ocorrer, porque em seu instinto ainda há uma parte lembrando que "o outro cão é o inimigo".
Porém, se a sociabilização for feita adequadamente, desde que o Pit for filhote, certamente não haverá problemas na convivência com outros cães (CASTRADOS, é claro). 

Na foto, pit bulls de Cesar Millan, Junior e Daddy
O lado doce

Vocês sabiam que Pit bulls são ótimos cães de companhia, adoram crianças, e são super mansos?






Para finalizar, deixo um vídeo super legal sobre Pit bulls que encontrei na internet:


É isso aí... Pit bulls bravos são consequência de como os tratam, não são eles que escolhem ser assim! Não tenha preconceito contra essa raça!

Beijos!
:)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pessoas que ajudam, pessoas que não ajudam

Tenho guardado esse texto por alguns meses, pretendia postar aqui algum dia... Um dos melhores que eu já li. :)

Então eu me deparo com a seguinte notícia: "Síndica proíbe gatos em apartamento"... Prestem atenção no trecho em que ela fala: "Em vez de perder tempo com animal, as pessoas podem vir ajudar a resolver os problemas do condomínio ou se dedicar a crianças ou a idosos". Não aguentei! Segue o texto (que se encaixa perfeitamente na situação): 

Resposta à pergunta de algumas pessoas
Autor: Francisco José Papi

"Por que não vão defender as crianças com fome?"

Questão interessante. Vamos ver se essa eu consigo responder de modo  didático.

1) Quem faz esta pergunta admite que existem dois tipos de pessoas no mundo: As Pessoas Que Ajudam e as Pessoas Que Não Ajudam.

Além disso, admite também que faz parte das Pessoas Que Não Ajudam, afinal, do contrário, diria  "Por que não me ajudam a defender as crianças com fome?", ou "Venham defender comigo as crianças com fome!", ou "Não, obrigada, vou defender as crianças com fome".

Então ela se coloca claramente através de sua escolha de palavras como uma Pessoa Que Não Ajuda.

É curioso a Pessoa Que Não Ajuda, não faz nenhum esforço para ajudar, mas, sim, para tentar dirigir as ações das Pessoas Que Ajudam. É bastante interessante. Se eu fosse até sua casa organizar sua vida financeira sob a alegação de que eu sei muito mais sobre administração familiar eu estaria interferindo, mas ela se sente no direito de interferir nas ações que uma pessoa resolve tomar para aliviar os problemas que ela encontra ao seu redor.

É uma Pessoa Que Não Ajuda, mas ainda assim quer decidir quem merece ajuda das Pessoas Que Ajudam e o nome disso é "prepotência".


2) Pessoas Que Ajudam nunca vão ajudar as "crianças com fome". Nem tampouco os "velhos", os "doentes" ou os "despossuí­dos". E sabe por que?

Porque "crianças com fome" ou "velhos" ou qualquer outro destes é abstrato demais. Não têm face, não são ninguém. São figuras de retóricas de quem gosta de comentar sobre o estado do mundo atual enquanto beberica seu uisquezinho no conforto de sua casa.

Pessoas Que Ajudam agem em cima do que existe, do que elas podem ver, do que lhes chama atenção naquele momento. Elas não ajudam "os velhos", elas ajudam "os velhos do asilo X com 50,00 reais por mês".

Elas não ajudam "as crianças com fome", elas ajudam "as crianças do orfanato Y com a conta do supermercado".

Elas não ajudam "os doentes", elas ajudam o "Instituto da Doença Z com uma tarde por semana contando histórias aos pacientes".

Pessoas Que Ajudam não ficam esperando esses seres vagos e difusos como as "crianças com fome" baterem na porta da sua casa e perguntar se elas podem lhe ajudar.

Pessoas Que Ajudam vão atrás de questões muito mais pontuais.

Pessoas Que Ajudam cobram das autoridades punição contra quem maltrata uma cadela indefesa sem motivo.

Pessoas Que Ajudam dão auxí­lio a um pai de famí­lia que perdeu o emprego e não tem como sustentar seus filhos por um tempo.

Pessoas Que Ajudam tiram satisfação de quem persegue uma velhinha no meio da rua.

Pessoas Que Ajudam dão aulas de graça para crianças de um bairro pobre.

Pessoas Que Ajudam levantam fundos para que alguém com uma doença rara possa ir se tratar no exterior.

Pessoas Que Ajudam não fogem da raia quando vêem QUALQUER COISA onde elas possam ser úteis. Quem se preocupa com algo tão difuso e sem cara como as "crianças com fome" são as Pessoas Que Não Ajudam.

3) Pessoas Que Ajudam são incrivelmente multitarefa, ao contrário da preocupação que as Pessoas Que Não Ajudam manifestam a seu respeito. (Preocupação até justificada porque, afinal, quem nunca faz nada realmente deve achar que é muito difícil fazer alguma coisa, quanto mais várias).

O fato de uma Pessoa Que Ajuda se preocupar com a punição de quem burlou a lei e torturou inutilmente um animal não significa que ela forçosamente comeu o cérebro de criancinhas no café da manhã. Não existe uma disputa de facções entre Pessoas Que Ajudam, tipo "humanos versus animais".

Geralmente as Pessoas Que Ajudam, até por estarem em menor numero, ajudam várias causas ao mesmo tempo. Elas vão onde precisam estar, portanto muitas das Pessoas Que Ajudam que acham importante fazer valer a lei no caso de maus-tratos a um animal são pessoas que ao mesmo tempo doam sangue, fazem trabalho voluntário, levantam fundos, são gentis com os menos privilegiados e batalham por condições melhores de  vida para aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos.

Talvez você não saiba porque, afinal, as Pessoas Que Ajudam não saem alardeando por aí quando precisam de assinaturas para dobrar a pena para quem comete atrocidades contra animais, que estão fazendo todas estas outras coisas, quase que diariamente. E acho que é por isso que você pensa que se elas estão lutando por uma causa que você "não curte", elas não estão fazendo outras pequenas ou grandes ações para os diversos outros problemas que elas vêem no mundo. Elas estão, sim. E se fazem ouvir como podem, porque sempre tem uma Pessoa Que Não Ajuda no meio para dar pitaco.

Então, como dizia meu avô, "muito ajuda quem não atrapalha". Porque a gente já tem muito trabalho ajudando pessoas e animais que precisam (algumas até poderiam ser chamadas tecnicamente de "crianças com fome", se assim preferem os que não ajudam).

(este texto pode e deve ser reproduzido)
Escrito em 13/04/2005

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte III


Chegamos na terceira parte do guia! Essa parte vai abordar os preparativos antes da chegada de um pet na sua casa. :)


Antes de adotar/comprar um bichinho, você terá que reservar um espaço da sua casa para ser o cantinho dele, com a cama, as vasilhas e o local para as necessidades (atenção: tanto cães quanto gatos não gostam que esses itens sejam muito próximos, então procure deixá-los afastados). Além disso, você terá que fazer um "enxoval" para recebê-lo. Confira a lista de compras:


  • Cama: é um item essencial - a não ser que você queira deixar o animal dormir na sua cama. Procure uma bem confortável e macia. Existem vários modelos no mercado, com vários tecidos, estampas, tamanhos... O preço varia de R$ 50 à R$ 300. E se você preferir fazer uma caminha em casa, tudo bem: é preciso apenas uma caixa de papelão (em que o animal caiba esticado) e panos macios para forrá-la. 
  • Vasilhas: aprenda a escolher as vasilhas ideais para o seu pet nesse artigo do Cachorro Verde. Lembre-se de sempre deixar água disponível para ele beber! Estimule-o a beber água espalhando dois ou mais bebedouros pela casa.
  • Caixa de transporte: é recomendado comprar uma para transportar o animal com segurança ao veterinário, a viagens e etc., principalmente se for um gato. Caixas de transporte também são ótimas camas, pois os animais gostam de dormir em "toquinhas".
  • Coleira e guia: essa é para os cães (mas você pode acostumar o seu gato a usar uma coleira para servir de identificação caso ele fuja). Coleiras do tipo peitoral não te dão muito controle sobre o cão, logo as mais recomendadas são as que ficam em volta do pescoço. Nunca deixe de usar guia para passear com o seu cachorro, imprevistos podem acontecer!
  • Caixa de areia: exclusiva dos gatos. Para evitar que seu felino urine e defeque por toda casa, compre duas ou mais bandejas sanitárias e espalhe-as pela casa. Também adquira areias sanitárias específicas, que não eliminam odores desagradáveis. Siga as instruções de como usar na própria embalagem.
  • Produtos de higiene: compre escovas específicas para o pelo e para os dentes, shampoo e condicionador se você vai banhar o bichinho em casa, além de outros produtos que você achar necessário.
  • Brinquedos: você não vai querer que o seu cachorro morda todos os seus móveis ou roube seus calçados, não é? E nem que seu gato arranhe os sofás, certo? Então compre brinquedos para ele se divertir! Há várias opções de brinquedos nos pet-shops, como bolinhas, pelúcias, ossinhos para roer, cordas, etc. Para gatos, também é recomendável comprar ou construir um arranhador.

Depois de já ter adquirido tudo isso, você terá que decidir como será a alimentação do bichinho. Já conhece as dietas caseiras do Cachorro Verde? São a opção mais saudável se você se comprometer em manter-se bastante informado sobre o assunto, variar o cardápio e acertar nas quantidades a serem oferecidas.

Alimentação caseira para cães e gatos

Não abre mão da praticidade das rações? Aprenda a escolher uma boa aqui e veja como deixá-la mais saudável com suplementos aqui. :)

Já está pronto? Vá buscar o seu peludo! ©

terça-feira, 7 de junho de 2011

Curiosidades felinas



  • Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
  • O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão. 
  • O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos. 
  • Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
  • Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
  • A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados canalizam e amplificam os sons como um megafone.
  • Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
  • Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

  • Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar. 
  • Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.
  • O campo de visão de um gato é de 185 graus.
  • Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
  • Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
  • No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
  • Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem são geralmente surdos.
  • Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem, em média, com 7 dias.
  • O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões. 
  • Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que às vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sentem odores fortes.
  • O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.
  • Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes por volta dos 7 meses de idade.
  • Os gatos andam na ponta dos dedos.
  • As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
  • O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h 
  • Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
  • O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.
  • Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
  • Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas que possuem na parte anterior do rosto.
  • Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.
  • O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
  • O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América. 
  • Existem cerca de 100 raças de gatos.
  • Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".
  • O gato treme quando sente muita dor. 
  • O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
  • Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
  • Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
  • Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
  • Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profundo para acordado e alerta mais rápido do que qualquer espécie.
  • Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
  • O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.
  • A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma" viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
  • Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.
  • Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler detestavam gatos. 

  • Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens e Albert Schweitzer adoravam gatos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Leishmaniose canina: previna seu cão

Já ouviram falar da Leishmaniose Canina?

O que é?

Mais conhecida como calazar, a Leishmaniose canina é uma doença parasitária transmitida pela picada de flebótomos (mosquitos-palha) infectados. 
Não é contagiosa. É fatal, mas não tem cura; o cão infectado deve permanecer sob tratamento durante sua vida inteira. Embora o Ministério da Saúde recomende sacrificar os cães que possuam a doença, essa não é a melhor solução. A solução é prevenir-se contra os mosquitos que a transmitem e não recusar o tratamento a cães infectados (que viram um depósito de larvas dos mosquitos transmissores).

Ciclo de transmissão

Sintomas

- Ferimentos na pele e ao redor dos olhos
- Crescimento acelerado das unhas
- Anemia
- Perda de peso/apetite
- Gânglios inchados
- Perda de pelos

Situação no mundo e no Brasil


Países com registro de Leishmaniose (fonte: World Health Organization)
Número de casos no Brasil

Como vocês podem observar, a Leishmaniose está se espalhado pelo mundo. No Brasil, a região nordeste é a mais afetada, com quase 2000 casos confirmados em 2008. Esse número aumenta a cada dia...

Prevenção

Os flebótomos gostam de se reproduzir em locais úmidos, então limpe bem o seu quintal e evite o acúmulo de plantas ou lixo.

Vacine seus cães. Atualmente há duas vacinas contra Leishmaniose no Brasil (Leishmune e Leish-Tec), mas a mais recomendada (por estar mais tempo no mercado) é a Leishmune, da Fort Dodge.

Outra forma de prevenção é a coleira Scalibor. Ela contém deltametrina, uma substância que repele  o mosquito da Leishmaniose (e também afasta pulgas e carrapatos). Essa substância demora 2 semanas para se espalhar pelo corpo do animal assim que a coleira é colocada, e dura 6 meses. Atenção ao banhar o cachorro: a deltametrina sairá de seu pelo, então vai demorar mais 2 semanas para voltar a fazer o efeito desejado.

Usar repelentes e produtos à base de citronela em sua casa também ajuda a afastar os mosquitos.

Tratamento


Cão com Leishmaniose (fonte: Santo Huberto)

Outro cão portador da doença (fonte: Vet Online)

Crescimento acelerado das unhas (fonte: Portal Nosso Mundo)

Quando um cão é infectado pela Leishmaniose, este deve permanecer em tratamento durante toda a sua vida, com vacinas, drogas e repelentes que garantem nenhum risco para a família e outros cães. O cão pode ter uma cura clínica (quando não há sintomas da doença) ou uma cura epidemiológica (não-transmissor da doença). 
Enquanto em países de primeiro mundo há o tratamento regular de animais, no Brasil o Ministério da Saúde proíbe o tratamento com medicamentos para humanos, sendo a eutanásia recomendada. A eutanásia não é um controle eficaz da doença, prova disso é que, durante 50 anos sacrificando cães infectados no Brasil, não houve nenhuma diminuição de casos...


A Leishmaniose está se espalhando pelo Brasil. Não permita que os mosquitos se reproduzam no seu quintal infectando seus cães e você, fique prevenido! Pesquise mais sobre a doença e fique atento. :)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Criador responsável x Comerciante

Estou reproduzindo uma tabela do canil Summer Storm, especializado na criação de Labradores (com responsabilidade!). Notem a diferença de uma criação irresponsável com a de uma responsável:

Criação de fundo-de-quintal
Criação responsável

1. Motivo para criar:
Diversão, bom para as crianças, para ganhar dinheiro. Não filtra compradores e raramente recusa-se a uma venda, mesmo se o comprador for inadequado.

1. Dedica-se para produzir cães de qualidade, encara isso como uma vocação séria. Tem muito dinheiro e tempo investido em cães de tal modo que se esforça para ficar no zero a zero, não tem lucro, embora isso seja uma utopia, a maioria dos bons criadores tem prejuízos anos após anos. Vende filhotes somente para compradores aprovados.

2. Cruza o cãozinho de estimação da família com qualquer outro cão da mesma raça, somente para ter filhotes puros. Não tem nenhum entendimento ou preocupação com genética, pedigree, linhas de sangue ou melhoria da raça.

2. Pode explicar como planejar cruzamentos podem ser usados para enfatizar ou minimizar características específicas usando line-breeding (cães com certo parentesco), out-crossing (cães sem parentesco), ou muito raramente, usa inbreding (cruzar exemplares com pais, filhos ou tios).

3. Apesar dos cães de estimação (pais e mães dos filhotes) possam ser amados, eles não foram testados quanto a displasia ou  quanto a doenças.
3. Não cruzam cães com menos de 2 anos. Tem armazenados os testes feitos em seus cães para evitar doenças congênitas.  Estes testes servem como histórico para que sejam feitos cruzamentos que produzam filhotes sem doenças, bem como para evitar o cruzamento de cães doentes.

4. Não oferece nenhuma garantia durante a venda dos filhotes. Não qualificado para dar nenhum suporte em caso algum problema (doença genética) venha a se desenvolver.
4. Dá garantia por escrito (contratual) de repor o cão com defeitos genéticos ou se predispõem para ajudar o dono a lidar com qualquer tipo de problema.


5. O vendedor tem um limitado conhecimento da história da raça, não é filiado a nenhuma entidade cinófila que o supervisione e oriente. Pode alegar que isto não importa para “apenas cães de estimação”.
5. Ama a raça e pode falar demoradamente sobre a raça, seu uso e tipo ideal. Tem forte preocupação com a melhorar e promover a raça. Participa ativamente de cursos, palestras e sempre está a procura de informações, novos métodos.

6. Filhotes nascem em acomodações temporárias, algumas vezes em péssimas condições de higiene, indicando uma falta de investimento de longo prazo na criação e uma falta de cuidados verdadeiros para o bem estar dos filhotes. Na maioria das vezes não se preocupa com a sociabilização dos filhotes.


6. Investe em equipamentos e o ambiente para os filhotes tem total higiene e amor. Filhotes são sociabilizados com pessoas e sons do cotidiano para diminuir o stress quando for para o novo lar, não tem pressa para entregar os filhotes, só os entrega quando tem plena certeza de que estão bem de saúde, e que não correm risco de morte.
7. Mesmo quando vendem “apenas filhotes”, podem produzir pedigree  ou pedigrees dos pais como campeões como prova de qualidade. Apesar disto o vendedor não aumenta seu próprio conhecimento durante a participação de palestras e ou seminários. Ele não está realmente envolvido em colocar seus cães em exposição para provar “qualidade”, e sim, para aumentar a vendabilidade dos filhotes.

7. Pertence a clubes cinófilos locais, regionais e/ou nacionais, indicando seu amor pelo esporte de criar cães puros. Expõe seus cães com orgulho e com objetivo de testá-los e a sua descendência, quanto à qualidade, evitando assim cegueira de canil.


8. Podem ser relutantes a mostrar ao comprador a ninhada inteira ou apresentar o pai e a mãe. Não sabe ou não fará nenhuma comparação/crítica ao filhote ou aos antepassados dos filhotes.
8. Apresenta toda a ninhada e pais em um ambiente higiênico. Ajuda ao comprador a avaliar e escolher o filhote. Explica critérios para “possibilidade de expor o cão em exposição” x “escolha de um animal de estimação”.

9. Preços são tão baixos quanto do mercado local, pois ele precisa se desfazer dos filhotes rapidamente. Anuncia em classificados de jornais locais.


9. Preços serão mais altos do que o mercado local. Preços serão o reflexo de todo o investimento nos filhotes. Um criador responsável nunca lucra com a venda de filhotes. Não anuncia no Mercado livre e nem no Orkut. Geralmente tem uma lista de espera por filhotes.

10. Não se importa pelo futuro de filhotes individuais ou pela raça como um todo. Se você tem problemas com o filhote, não te ajuda a encontrar um novo lar para ele. Não se importa se um cão fora do padrão for colocado para acasalar, seja este um cão de sua propriedade ou um filhote por ele vendido.
10. Depois da compra, ele irá te ajudar com informação e dicas de cuidados de manutenção da pelagem ou problemas de treinamento. Ele irá te ajudar a encontrar um novo lar para seu cão caso você não puder mantê-los, evitando que estes sejam jogados no mundo a qualquer sorte. São totalmente contra cruzar cães fora do padrão ou com doenças genéticas e aconselham que proprietários comuns também não o façam. Em alguns casos, castram os cães para garantir que estes não passem para as futuras características  não desejadas.


Não compre filhotes de criadores de fundo-de-quintal, não incentive essa exploração!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

The Cats' Talking Show!

Gente, olha que fofura de felinos! Parecem que estão dialogando, rs.


AIII, que vontade de apertar os dois! *-*
Não entendo como existem pessoas que não gostam de gatos. São liiiiiindos demais!

:3

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quero um Bichinho! - Parte II


Antes de tudo, você está consciente da posse responsável e sabe que deverá praticá-la enquanto tem um bichinho de estimação? Já decidiu se vai adotar ou comprar? Então vamos ao segundo passo!

Onde eu posso comprar ou adotar um animal?

Essa parece ser uma pergunta boba. Mas, para evitar problemas, devemos tomar cuidado em onde adquirimos o nosso bichinho.

Se você quiser adotar, procure por:

  • CCZs (Centro de Controle de Zoonoses);
  • ONGs de proteção animal;
  • Se a sua cidade não possui nenhum CCZ ou ONG, procure por pessoas que têm animais para doar;
  • Clínicas veterinárias. Algumas possuem animais disponíveis para adoção;
  • Se ainda assim não encontrar nenhum pet, vá salvar um animal abandonado. Dependendo da cidade, há vários nas ruas... :(
  • Para a adoção, não há contra-indicação. Adoção é um ato de amor que pode salvar vidas!



Se você quiser comprar:

  • Nada de pet-shops, feirinhas ou anúncios em jornais. Essas são criações irresponsáveis que visam somente o lucro. Exploram a capacidade de reprodução das fêmeas, não dão condições apropriadas para os animais e não se importam com a tipicidade da raça. Comprando um filhote de um criador de fundo-de-quintal, você poderá ter futuros problemas (desvios comportamentais, animal fora do padrão da raça, etc), além de estar motivando a continuação dessa criação irresponsável. Se ninguém comprar, ninguém vende.
  • Procure por criadores responsáveis. São poucos, mas existem. Esses sim realmente se importam com a saúde de seus animais e visam o melhoramento da raça. Estudam quais serão os melhores animais a serem cruzados, só geram, no máximo, duas ninhadas por ano, fazem baterias de exames antes do cruzamento (para garantir que os pais não tenham nenhuma doença genética e estão saudáveis), acompanham a gravidez das fêmeas minunciosamente, vendem os filhotes depois de estarem devidamente socializados (depois dos 3 meses), vacinados e - geralmente - castrados, selecionam cuidadosamente os seus futuros lares para que não sejam abandonados ou doados depois... Adquirindo um animal proveniente de um canil/gatil responsável, você contribuirá para o melhoramento da raça e vai se assegurar que ele estará dentro das expectativas do padrão.

Lembrando sempre: prefira a adoção do que a compra e nunca acasale seu bichinho, castre!